Home > Notícias

Notícias

29/01/19

Protocolo four-on-pillars

A reabilitação de pacientes totalmente desdentados por meio de implantes se constitui uma tarefa ainda desafiadora nos dias atuais.

Com a perda dos dentes, um processo gradual e contínuo de reabsorção óssea ocorre ao longo dos anos, atrofiando os ossos maxilares de tal forma que isso impossibilita o posicionamento do implante dental por falta de volume ósseo adequado.

Para tais situações, na maioria das vezes, os pacientes são submetidos a procedimentos cirúrgicos prévios, que são cirurgias de fixação de enxertos ósseos provenientes do próprio paciente ou de um mate-rial sinteticamente produzido.

Contudo, a realização desse tipo de procedimento produz um grau considerável de morbidade ao paciente, ou seja, por ser uma cirurgia invasiva, causa uma significativa convalescência por parte dele. Outro inconveniente causado pelos enxertos ósseos é o tempo de espera de sua cicatrização, o que acaba aumentando em muito o tempo para a reabilitação final, muitas vezes impossibilitando que o paciente utilize algum tipo de prótese provisória durante o tempo de cicatrização. Todos esses fatores juntos, somados ao custo elevado desses biomateriais, acabam afastando uma grande parcela dos pacientes do sonho de ter sua prótese fixa sobre implantes.

O protocolo four-on-pillars surge com a intenção de proporcionar uma forma simplificada de reabilitação sobre implantes mesmo em casos de extrema reabsorção óssea. O conceito constitui-se na fixa-ção de quatro implantes em regiões da arcada superior, onde a estrutura óssea se mantém íntegra por serem os pilares de sustentação da maxila ao crânio, os chamados “pilares cranianos de suporte”. O posicionamento dos quatro implantes também constitui em uma vantagem biomecânica por formarem um polígono perfeito de sustentação da prótese. Essa distribuição “espalhada” dos implantes ao longo do arco faz com que as forças mastigatórias sejam mais bem absorvidas e dissipadas pelas estruturas ósseas.

Uma cirurgia pouco invasiva, sem a necessidade de enxertos ósseos, e um número menor de implantes em uma distribuição biomecânica perfeita: é nisso o que se baseia o conceito four-on-pillars. Um procedimento simples e de baixo custo para que mais pacientes possam ter dentes fixos com qualidade de vida.

Ricardo Smidt
O professor Ricardo Smidt foi graduado em odontologia no ano de 1981 pela PUC-RS. Obteve o título de mestre em odontologia na área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela mesma universidade em 1983. Desde essa data exerce atividade docente. Atualmente, ocupa o cargo de professor e coordenador do curso de especialização em cirurgia e traumatolo-gia bucomaxilofacial na faculdade de odontologia da ULBRA. Coordena os cursos de atualização em cirurgia oral e cirurgia em implantodontia na ABO/POA. Em 2006, obteve o título de doutor em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela PUC-RS.

Marcos Naconecy
Especialista, mestre e doutor em prótese dentária. É coordenador do curso de especialização em implantodontia ABO/RS, professor do curso de especialização em implanto-dontia ULBRA e membro do corpo editorial do periódico International Journal of Oral Maxillofacial Implants (JOMI).