Home > Notícias

Notícias

04/02/19

Boa saúde bucal pode diminuir em até 20% risco de desenvolver câncer de esôfago

O câncer de esôfago é o oitavo mais comum e o sexto maior causador de mortes por cânceres no mundo. Quando descoberto em estágios avançados, as taxas de cura são baixas ou ainda pode trazer sequelas graves aos que sobrevivem.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019 sejam diagnosticados 10.790 novos casos de câncer de esôfago. A doença é quatro vezes mais comum entre os homens do que entre as mulheres.

Pesquisadores recentemente conseguiram relacionar a saúde bucal precária com o aparecimento de câncer de esôfago. Assim, o artigo publicado no periódico científico Cancer Research revela que o hábito de escovar os dentes todos os dias pode reduzir em mais de 20% o risco de desenvolver câncer no esôfago, embora ainda sejam necessários mais estudos para explicar o motivo de tal causalidade.

Cada vez mais a ciência vem descobrindo que o que acontece na boca pode interferir em diversos outros órgãos e regiões do corpo, impactando a saúde geral do indivíduo. Dessa forma é interessante alertar os pacientes para a importância da manutenção da saúde bucal, assim como das visitas periódicas ao consultório odontológico.

Fonte: Veja